5 motivos para adotar o processo de localização

Localização_anne-rosly-RZo9TnwsYhQ-unsplash
itechwords | 31 Jan 2024

Primeiro que tudo, o termo “localização” não se refere ao posicionamento geográfico.
Então a que se refere o processo de localização?

Nos serviços linguísticos, a localização é um processo de adaptação de um conteúdo para uma nova região, que inclui tradução, análise das imagens associadas e dos elementos culturais adotados que vão influenciar a forma como os conteúdos da sua marca ou produto são percecionados.

Diferencia-se da tradução porque implica um estudo mais alargado da cultura do mercado que se pretende alcançar, para proceder a uma correta adaptação do produto ou serviço às necessidades locais. Este trabalho deve ser sempre realizado por pessoas que vivem e trabalham no mercado-alvo e integra a segunda etapa de um processo mais abrangente, denominado de internacionalização.

As grandes marcas têm perfeita noção da importância deste processo na forma como se apresentam aos consumidores em todo o mundo.
Certamente, já acedeu à página da Amazon em português e verificado que os destaques na página inicial apresentam, por exemplo, as séries disponíveis em Portugal.
Além disso, se aceder à página da Amazon Business, encontra uma imagem de destaque com a bandeira portuguesa enquadrada entre os monumentos nacionais mais icónicos.
Ou seja, esta é uma estratégia que a marca utiliza para criar uma relação de identificação com o potencial cliente e facilitar a expansão num novo mercado.  ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

E sabe por que motivo a Amazon se preocupa tanto com estes pormenores?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
✔️ Porque 9 em cada 10 consumidores preferem produtos adaptados aos seus mercados.
✔️ Porque até mesmo os consumidores nativos de língua inglesa são 4,5 vezes mais propensos a comprar um produto localizado.
✔️ Por este motivo, 1 em cada 6 consumidores empresariais não adquire um produto de software caso este não esteja localizado.

Para além destas estatísticas, já de si determinantes na importância do processo de localização, indicamos os 5 aspetos mais relevantes neste processo.

Abre novos mercados

Qualquer produto ou serviço pode ser verdadeiramente global e chegar a novos mercados.
Certamente que qualquer software, aplicação móvel, jogo, veículos, bicicletas ou artigos de desporto tem potencial para alcançar novos clientes em diferentes países.
Contudo, este trabalho deve ser realizado tendo em consideração as regras básicas da localização, para evitar alguns erros desnecessários e dispendiosos, que podem afetar de forma irreversível a tentativa de expansão para um novo mercado.
Assim, um processo de localização adequado permitirá acelerar o desenvolvimento do seu negócio.

Revela que a sua marca se preocupa

Qualquer cliente gosta de sentir que a comunicação foi pensada e direcionada para si.
Abordar um novo mercado com respeito pelos aspetos culturais desse país, vai revelar sensibilidade e conhecimento da sua empresa face ao público-alvo que pretende atingir.
Este processo não passa apenas pela adaptação linguística.
Abrange também os componentes gráficos, como cores ou imagens, a conversão para a moeda local, bem como a utilização de formatos adequados de data, hora e números, por exemplo.
Estes elementos tornam-se, assim, naturais para os potenciais novos clientes do produto ou serviço.

Aumenta a satisfação do cliente

Esta integração cultural nos hábitos de consumo do novo mercado, vai despoletar um maior interesse e consequente recetividade na aquisição do produto ou serviço.
Quando o mercado é abordado a pensar nas necessidades dos potenciais clientes, revelando conhecimento dessa realidade e facilitando todo o processo de compra existe maior probabilidade de conquistar uma parte do mercado.
Ao facilitar o processo de decisão dos compradores, vai aumentar o nível de satisfação dos clientes.

Promove a fidelização com a marca

Qualquer negócio reconhece que é através da satisfação dos seus clientes que se desenvolve uma relação de confiança, essencial para que eles voltem a adquirir o que a sua marca oferece.
Conseguir a lealdade dos consumidores, não tem reflexos apenas na faturação, embora seja o aspeto mais relevante.
Porém, não existe melhor publicidade do que aquela promovida por esses clientes frequentes, que partilham a sua experiência positiva e recomendam o seu produto ou serviço a outros consumidores.

Diminui os riscos e os custos

Ignorar os aspetos culturais de um novo mercado pode ter consequências desastrosas, não só em termos económicos, como de notoriedade da própria marca ou produto.
Pode afetar, irreversivelmente, a confiança na empresa, com a rejeição dos produtos e serviços nessa região ou mercado, resultando na diminuição das vendas e prejuízos avultados.
Em casos, mais extremos pode mesmo implicar processos legais.

Se está a planear levar a sua marca ou produto para um novo mercado, teremos todo o gosto em falar consigo para sugerir a melhor abordagem.
A itechwords pode simplificar bastante este processo essencial no crescimento da sua marca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Blogue itechwords

Arquivo

Temas

PT – Fale Connosco PT – Pedir Orçamento
PT
PT